segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Certificados de Aforro, o eterno refúgio

Posso estar enganado pois não tenho informação previlegiada mas os Certificados de Aforro (consulte aqui a descrição), actualmente geridos pelo Insituto de Gestão de Crédito Público e disponíveis para subscrição e movimentação online através do Aforronet, são um instrumento de poupança transversal a várias classes sociais portuguesas.
Num país onde é consensual uma predisposição para a aversão ao risco e onde as taxas de poupança mostram um país diferente da habitual litorização (mais uma adivinhação) os certificados de aforro continuam pujantes e entre a lista dos mais populares captadores de poupança recorrendo à ainda quase universal rede de retalho que são as estações dos CTT.
E esta preferência justifica-se. Em boa parte sim. A taxa de juro de referência para novas subscrições fixou-se me Janeiro nos 3,72% (2,976% líquidos) o que não sendo a melhor do mercado bate aos pontos (como veremos em artigos futuros) a sua concorrência natural: a banca de proximidade ou dita tradicional onde a poupança de faz olhos nos olhos aos balcão. Adicionalmente, a médio prazo, através dos prémios semestrais de permanência de 0,25% (0,2% líquidos) acabam por entrar na lista dos depósitos a prazo com melhores remunerações entre toda a oferta dispnível, incluindo a que se encontra só na banca online. De facto, actualmente, quem tenha certificados de aforro há pelo menos 4 anos e meio estará a usufruir de uma taxa bruta de 5,72%, líquida de 4,576%. Onde é que se encontra uma aplicação, possível a partir dos 2,5€ que remunere tão bem mesmo para estes prazos?
Uma nota final: para aplicações a curto prazo (menos de um ano) os certificados de aforo apresentam alguns inconvenientes. Poru m lado nos primeiros três meses é mobilização do dinheiro é impossível, por outro lado a taxa de juro não é concorrencial face a muitos depósitos disponíveis na banca online e mesmo face a alguns depósitos promocionais que se encontram em alguns bancos mais "agressivos". Para mais detalhes, continue a acompanhar os artigos que se seguem.

Sem comentários: