sábado, 12 de janeiro de 2008

Acompanhar as taxas de juro

Seja para credores, seja para aforradores, responder a esta pergunta é tarefa difícil, pelo menos em termos absolutos. A taxa de juro é o preço do dinheiro e como todos os preços está sujeita a negociação directa (onde comprador e vendedor discutem os termos) ou indirecta onde é a lei dos grande números, o mercado, que acabam por determinar esse mesmo preço.
Tendo frequentemente dificuldade em responder a esta pergunta que tantas vezes me colocam (talvez por ser economista) vou tentar por aqui acompanhar a evolução das taxas de juro praticadas no mercado português.
Para fazê-lo acompanherei a evolução das taxas de referência, tipicamente, no espaço Europeu estamos a falar da Euribor e os preçários disponibilizados pelos vários bancos tanto para concederem crédito quanto para remunerarem depósitos a prazo tradicionais.
Episodicamente terei testemunhos de negociações directas que poderão disponibilizar informação preciosa sobre o que se vai conseguindo negociar fora das tabelas. Para isso conto também com o contributo de eventuais leitores que aqui queiram deixar testemunho.
Segue então esta experiência! Mãos à obra!

Sem comentários: