segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

A TANB não é de divulgação obrigatória?

Enquanto me entretenho a espreitar os sites na net dos vários bancos a operar em Portugal em busca das melhores taxas de juro de depósitos a prazo, vou acumulando casos atrás de casos de informações promocionais sobre produtos de aforro, desenhados para complicar ao máximo uma escolha informada por parte dos clientes.
Retenho-me no caso da Taxa Média Anual Nominal Bruta (e Líquida) desaparecida. Repetem-se o depósitos com taxas crescentes, alguns a remunerar uma miséria durante quase todo o período para no último mês "oferecerem" taxas a dois dígitos, sem que nem mesmo em letras pequenas surja em algum local a referência à taxa que permitiria ao cliente comparar produtos com maturidades/prazos diferentes. Tenho para mim que esta prática viola a regras estipuladas pelo Banco de Portugal e provavelmente por mais algum regulador nacional, contudo, subsíste publicada para quem quiser ver.
Querem exemplos? Espreitem este "Barclays Zoom 11%", um Depósito a 12 meses. Em termos líquidos, se não me falham as contas remunera ao ano, 3,13% (3,917% brutos). Uma taxa que a esta data, pelo menos o Banco Popular, o Big Online, e muito provavelmente, o Banco Best batem com facilidade.

2 comentários:

Samu disse...

Acredito que para quem é da área isto seja altamente lógico, mas para um leigo como eu, é sempre bom ter exemplos como o que foi escrito neste post. O meu muito obrigado pelo esclarecimento fantástico e parabéns pelo blog =)
Samu

Tuanita disse...

Uma vez tive de ver pelo gráfico as taxas de cada um dos meses da aplicação, porque não dizia em lado nenhum. Se bem me lembro era mesmo no Barclays e eram uma miséria...
A última que vi nesse estilo até nem me pareceu muito má relativamente ao resto que vou vendo por aí (mas eu só comecei a estudar agora isto, n'est-ce pas?). Era do Banco Best: "Step Up 10%" a 6 meses, onde a média das taxas ultrapassava os 5% (já não tenho a certeza do valor exacto).

Anyway, vou adicionar este blog aos meus favoritos para ter algumas informações actualizadas.

Parabéns pela ideia e espero que me seja muito útil!