segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Analise ao Taxa Crescente do Millenium BCP

Exige 2500 € de capital mínimo, confere pagamento de juros semestrais, tem como prazo global 1080 dias (3 anos) e tem uma TANB média de 2,958%.

Consultando a ficha de informação normalizada constata-se que permite a mobilização antecipada em qualquer momento com perda total dos juros ainda não entregues ao cliente, permitindo como opção proceder-se à capitalização dos juros semestrais.

Comparando com o Depósito Rendimento 3X do Big Online, um depósito para o prazo global, mesmo capital mínimo, com pagamento anual de juros é difícil escolher. O nosso vizinho Economia & Finanças identificou os seguintes pontos positivos e negativos:

Positivos:

  • A TANB do depósito do BCP é superior à do Big no 1º e no 2º ano, apenas no 3º ano o depósito do Big ganha vantagem registando uma TANB média superior no conjunto dos 3 anos à custa dos 4,5% que remunera no 3º ano (contra 4% do BCP);
  • O facto de efectuar pagamentos semestrais de juros e não anuais permite aceder a alguma liquidez com vantagem sobre a oferta do Banco Big.

Negativos:

  • O Taxa Crescente do BCP tem uma TANB média inferior (2,958% contra 3,08%);
  • Leva à perda total dos juros do semestre em que ocorra uma mobilização antecipada quando no caso do Depósito Rendimento 3X há lugar à perda de metade dos juros (atendendo à diferença no prazo de atribuição dos juros entre os dois produtos, na prática, a menor penalização de juros no Big apenas representa uma vantagem no caso em que haja mobilização antecipada durante o 1º semestre de algum dos anos).
Qual escolher? Se for cliente de algum destes bancos sirva-se do produto do seu banco, se não for compare com a oferta do seu, mas é provável que surja a tentação de mudar na maioria dos casos pois tratam-se de ofertas competitivas neste momento.

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá Boa tarde a todos,

Falando de depositos a prazo, se tiverem alguma poupanças e as quizerem rentabilizar com taxas muito superiores aos Depositos a prazo tradicionais ( em media, as taxas são pelo menos o dobro dos depositos a prazo), contacte-me por e-mail: cesarcurado@iol.pt ou tel 965653025 que vos explico que produtos são.
Moro na zona de Leiria, mas posso explicar a residentes de qq zona do país.

Dou-vos um exemplo, tinha 25000 euros num DP a 1 ano prazo a 2% na CGD ( 18/01/2010) e neste momento levantei o dinheiro porque entretanto venceu-se e está a render a 5% liquido! O risco é o mesmo dos Depositos a prazo!
Alem disso, o dinheiro é como se estivesse á ordem porque o posso levantar no prazo de 5 dias uteis! E não me penalizam nos juros!!

Pensem bem, mas não é facil encontar uma rentabilidade semelhante. Este produto tem a garantia dum Banco devidamente autorizado pelo Banco de Portugal e é sobejamente conhecido em Portugal!

Tudo de bom para vós.

Muito obrigado,

Cesar Curado
965653025
cesarcurado@iol.pt