segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

A TANB não é de divulgação obrigatória?

Enquanto me entretenho a espreitar os sites na net dos vários bancos a operar em Portugal em busca das melhores taxas de juro de depósitos a prazo, vou acumulando casos atrás de casos de informações promocionais sobre produtos de aforro, desenhados para complicar ao máximo uma escolha informada por parte dos clientes.
Retenho-me no caso da Taxa Média Anual Nominal Bruta (e Líquida) desaparecida. Repetem-se o depósitos com taxas crescentes, alguns a remunerar uma miséria durante quase todo o período para no último mês "oferecerem" taxas a dois dígitos, sem que nem mesmo em letras pequenas surja em algum local a referência à taxa que permitiria ao cliente comparar produtos com maturidades/prazos diferentes. Tenho para mim que esta prática viola a regras estipuladas pelo Banco de Portugal e provavelmente por mais algum regulador nacional, contudo, subsíste publicada para quem quiser ver.
Querem exemplos? Espreitem este "Barclays Zoom 11%", um Depósito a 12 meses. Em termos líquidos, se não me falham as contas remunera ao ano, 3,13% (3,917% brutos). Uma taxa que a esta data, pelo menos o Banco Popular, o Big Online, e muito provavelmente, o Banco Best batem com facilidade.