terça-feira, 9 de setembro de 2008

A cada cliente a sua taxa de juro

Se pensa que apenas nas taxas de juro activas - as que remuneram os empréstimos que os bancos fazem aos seus cleintes - há discriminação de taxas cliente a cliente via spreads desengane-se. Em muitos casos as tabelas de taxas de juro servem só para despistar a concorrência e os clientes menos esclarecidos/mais acomodados.
É precisamente um exemplo de discriminação de clientes na banca de retalho generalista que se apresenta no Economia & Finanças no artigo "Caixa Azul - segmentação de clientes versão CGD"
que aqui destaco e sugiro.
Um excerto:
"Esta não é contudo a melhor taxa disponível online na CGD para depósitos a 180 dias. Entre as várias consequências da segmentação de clientes praticada por este banco está um depósito de 500 a 10000 euros, oferecido a clientes rotulados de Caixa Azul que remunera presentemente cerca de 4,2% líquidos (Caixazul Netpr@zo com emissões quizenais).
O que é preciso para se ser cliente Caixa Azul? O segredo parece ser a alma deste negócio. Se não tiver crédito a habitação, nem tiver o rótulo referido, o melhor mesmo é deslocar-se ao balcão em busca de uma história melhor do que a contada pela tabela de taxas de juro acima referida. Isso ou procurar melhor oferta que a há por aí."

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