domingo, 3 de agosto de 2008

Os pseudo depósitos a prazo

Sem tempo para mais deixo aqui uma sugestão de leitura para quem anda em busca de informação sobre depósitos a prazo e aplicações de baixo risco. Trata-se de uma peça publicada no JOrnal de Negócios a 1 de Agosto de 2008 sob o título: "Produtos estruturados - Não se deixe enganar pela publicidade".

Um excerto em jeito de aperitivo:
" (...) "Valor duplo", "duplo investimento" ou "super rendimento" são apenas alguns exemplos de expressões fáceis de entrar ao ouvido e ainda mais de agarrar a atenção de quem, confrontado com a necessidade de fazer render o seu dinheiro, procura novas soluções de investimento. São também estes os nomes de três produtos estruturados que fazem parte da actual oferta da banca tradicional. Mas, ao contrário do que o nome indicia, nenhum deles tem uma fórmula mágica.

O "Valor duplo multi-opção", do Millennium bcp, é um dos melhores exemplos de como os produtos estruturados podem ser uma rasteira para o seu dinheiro. Constituído em 50% por um depósito com uma taxa de juro fixa de 5% brutos no primeiro ano, e com os outros 50% aplicados num entre dez fundos de investimento do próprio banco, incluindo Planos Poupança Reforma (PPR), este produto pode levá-lo a incorrer em perdas. Isto porque, assumindo um investimento inicial de 5.000 euros e considerando a rendibilidade em 12 meses (-9,04%) do fundo Millennium Moderado (um dos menos negativos do leque de opções), o investidor pode chegar ao final de um ano com um saldo de 4.874 euros. Um prejuízo de 226 euros. (...)"

Sem comentários: